Conteúdo > ARQUITETURA E URBANISMO
O jeito Artesano de construir com resíduo zero
Compartilhe
Fábrica GMV Recycle. Crédito da foto: Toar

O conceito zero resíduo consiste no uso máximo e na disposição correta dos resíduos recicláveis e orgânicos, bem como na redução – ou mesmo no fim, do envio desses materiais para aterros sanitários ou incineração.

De acordo com o conceito estabelecido pela
Zero Waste International Alliance, Lixo Zero é uma meta ética, econômica, eficiente para guiar as pessoas na mudança de seus modos de vidas e práticas, sendo uma forma de incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.

No âmbito corporativo, tornar-se uma empresa zero desperdício é uma abordagem de gerenciamento que promove a não geração de resíduos. O que pode acontecer através da separação dos adequada dos resíduos recicláveis, orgânicos e sólidos, destinando-os de maneira ambientalmente correta para que depois sejam reutilizados ou reciclados. Este conceito incentiva pessoas e organizações a repensarem seu impacto ambiental, bem como os fatores econômicos vinculados à geração.

 


UM POSICIONAMENTO

Buscando tornar-se esse modelo, a Artesano nasceu com o propósito de repensar os processos da construção civil e com a vontade de construir sem poluir o planeta, indo na contramão de um dos mercados de maior impacto ambiental.

Um novo jeito de construir que considera que fazer urbanismo de forma responsável é um legado para a sociedade e para as gerações futuras, por isso coloca o desenvolvimento sustentável como prioridade nos processos, implementando diversas boas práticas que atendem aos pilares de ESG e sendo parceira ativa do 
Pacto Global da ONU para a promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Um caminho que já tem trazido reconhecimento – o empreendimento Artesano Galleria foi 
o vencedor do 28º Prêmio Master Imobiliário na categoria profissional: Preservação do Meio Ambiente.

Confira algumas das boas práticas que fazem parte do jeito Artesano de construir 
clicando aqui. 

 

PARCERIAS DE VALOR

Para seguir esse caminho, encontrar parceiros alinhados para a realização da destinação correta dos resíduos foi parte determinante do processo de diminuição da geração de resíduos. O Grupo GMV tem em seu escopo iniciativas que realizam a gestão dos resíduos de forma integrada dentro de toda a cadeia produtiva, sendo uma parceria essencial da Artesano no caminho do desenvolvimento sustentável.

Segundo o diretor da GMV, Newton Vasconcelos, o modelo de gerenciamento dos resíduos junto à Artesano ainda não existe no Brasil, o qual possibilita a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético dos resíduos gerados em obra. “A Artesano queria uma empresa que quisesse fazer em conjunto um modelo de gestão de verdade, que buscasse o problema e trouxesse como solução consciência com a adesão. Ir além da fachada, desenvolvendo todo o ciclo desde a logística reversa até a conscientização”, contou.

O Grupo trabalha com coleta seletiva, gestão de resíduos da construção civil, resíduos urbanos, compostagem e tratamento de efluentes seguindo os conceitos de economia circular.

Fábrica GMV Recycle. Crédito da foto: Toar


<< Voltar para conteúdo