O Instituto Artesano e o compromisso com o urbanismo regenerativo
Compartilhe
Colaboração é a palavra que impulsiona a mudança que precisamos no mundo. Por isso, a Artesano Urbanismo tem como premissa colaborar para o desenvolvimento sustentável e para um futuro mais regenerativo das cidades. Com esse objetivo em mente, a empresa criou o Instituto Artesano, uma instituição sem fins lucrativos que busca inovar e criar projetos socioambientais em parceria com diferentes atores da região, como comunidades e prefeituras.
Uma das ações do Instituto aconteceu em parceria com a prefeitura de Santana de Parnaíba, onde foi desenvolvido o projeto de municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, criando indicadores para cada objetivo e culminando na entrega do primeiro relatório Voluntário Local de uma cidade brasileira às Nações Unidas.
De acordo com a urbanizadora, esse processo faz parte das metodologias que o Instituto utiliza para conectar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com o poder público, apoiando a gestão a compreender melhor como esses objetivos se conectam com suas políticas públicas e como é possível mensurar claramente os avanços da cidade em prol do desenvolvimento sustentável.
O compromisso da Artesano com a sustentabilidade também se reflete na adesão ao Pacto Global da ONU, do qual é signatária, além de buscar alinhamento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU nas suas ações internas e externas.
É PRECISO REGENERAR Segundo a diretora de sustentabilidade do Instituto Artesano, Mônica Picavêa, a instituição foi criada com o intuito de desenvolver projetos que melhorem a sociedade, de forma regenerativa. “O objetivo é trabalhar com urbanismo regenerativo, melhorando os espaços das cidades onde a Artesano atua de forma cocriativa, em parceria com as comunidades locais”, contou. A diretora esclarece que o diagnóstico é feito com base no conhecimento das pessoas que moram na região, buscando entender como o espaço pode ser melhor no momento e no local em questão.
“Além do urbanismo regenerativo, a gente trabalha muito com a questão da mudança climática e isso tem muito a ver com o meio ambiente e com o plantar. Plantar nas cidades é algo muito transformador. O Instituto foi criado para trabalhar especificamente com esse tipo de ação. Como é que a gente planta nas cidades para transformá-las em espaços que ao invés de emitir carbono, captem carbono”, explicou.
Por meio dessas iniciativas, o Instituto Artesano tem se consolidado como um agente importante na promoção do urbanismo regenerativo atuando para a transformação das cidades em locais mais equitativos e resilientes. Como parte integrante da Artesano Urbanismo, traz em essência o compromisso da empresa junto à instituição com a construção de um futuro mais sustentável e justo para todos.