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Conheça o Sistema B
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Imagem: Canva Pro

A cada ano que passa, o movimento de empresas se preocupando e buscando evoluir nas questões ambientais e sociais cresce. E, para isso, existem algumas certificações e selos que qualificam negócios como colaboradores de questões socioambientais, e uma das mais importantes é a certificação do Sistema B. 

As Empresas B são companhias que, além de produzir, lucrar e movimentar a economia, oferecem benefícios sociais e ambientais – de onde vem o “B”, conferido como selo de qualidade a essas iniciativas.

Uma comunidade global de líderes que usam os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta.

 
TUDO COMEÇOU COMO UMA ONG

A certificação surgiu de três amigos, Jay Coen Gilbert, Bart Houlahan e Andrew Kassoy, na Pensilvânia (EUA). Em 2006, eles deixaram as carreiras corporativas e criaram o B Lab, uma ONG dedicada a auxiliar empresas na missão de ter e manter um impacto positivo. A ideia deles era redefinir o sentido de sucesso empresarial solucionando problemas sociais e ambientais de produtos e serviços. 

O ‘B’ do Sistema B significa “benefit corporation”. Ou seja, se refere aos benefícios sociais que os negócios podem oferecer para a sociedade e para o Planeta. Além disso, também representa um movimento global de pessoas que usam suas empresas para construir uma economia mais inclusiva e equitativa para todos, impactando tudo e todos de maneira positiva.

O Sistema B se propõe a “acompanhar e medir fatores que vão além do desempenho econômico do negócio, levando em consideração o desempenho social e ambiental que a empresa gera no curso de sua operação”.

E por isso, são analisadas cinco áreas: governança, trabalhadores, clientes, comunidade e meio ambiente.

Hoje, há 4.247 empresas B em 77 países e 213 destas empresas estão no Brasil. Marcas como Natura, Mãe Terra, Danone, estão na lista. 

 

REQUISITOS PARA TORNAR-SE UMA EMPRESA B
De acordo com o próprio movimento, “mais que uma certificação, uma prova de comprometimento”, então, para conseguir a certificação é necessário passar por um processo. Os quatro principais atributos essenciais são:

Ter um propósito forte: ter suas ações motivadas e comprometidas com o impacto positivo na sociedade e meio ambiente. 

Incorporam as Cláusulas B: ampliam os deveres de acionistas, administradores e gestores ao incluírem em seu contrato social duas Cláusulas B. A empresa reforça e protege a sua missão de se comprometer com responsabilidades sociais e ambientais em toda a sua operação, e o compromisso em ir além de seus interesses financeiros e econômicos nas suas tomas de decisões.

Ser comprometida com uma melhora contínua: são avaliadas pela ferramenta de Avaliação de Impacto B (BIA), verificadas, auditadas e certificadas por especialistas do B Lab. As Empresas B estão comprometidas a operar com altos padrões de transparência, além de aprimorar continuamente a sua gestão e mensuração de impacto.

Atuar com interdependência: fazer parte de uma comunidade de empresas e líderes globais que reconhecem a importância da colaboração mútua entre as empresas para o desenvolvimento de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa.

Ser uma entidade COM fins lucrativos: como a missão do Sistema B é reconhecer e provar que as empresa podem se responsabilizar pela geração de impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente, entidades sem fins lucrativos, como fundações, ONGs, e outras organizações da sociedade civil, não podem se certificar, pois foram criadas especificamente para ser uma ferramenta de mediação e resolução dessas questões.

Possuir mais de 12 meses de atuação: A Avaliação de Impacto B é feita através de informações de funcionamento e comportamento da empresa com base em seu último ano fiscal. 

Operar em mercados competitivos: é preciso estarem expostas aos riscos normais de qualquer empresa, como seus concorrentes, impostos e mudanças comerciais.

Ser completa e distinta: ou seja, que incluam em sua análise todas as áreas de gestão do negócio. 

Adicionar as Cláusulas B aos seus documentos: todas as Empresas B precisam se comprometer, em até 12 meses após a obtenção da sua Certificação, a incluir em seu contrato social as duas cláusulas. Elas asseguram o compromisso do negócio de atuar para além de interesses puramente financeiros e econômicos, protegendo e estabelecendo responsabilidades sobre questões sociais e ambientais atreladas à sua operação.

ESCANEAMENTO DE BOAS PRÁTICAS

O primeiro passo para a certificação no Sistema B é passar por um escaneamento das práticas realizadas pela empresa. Para isso é preciso é completar a Avaliação de Impacto B (BIA), uma ferramenta criada pela instituição, de forma gratuita, online e confidencial, para ajudar empresas a medirem e gerenciarem o seu impacto positivo.

A avaliação conta com uma análise detalhada de como o negócio interage com públicos, como é a estrutura de governança, colaboradores, relacionamento com clientes, fornecedores e impacto ambiental. Através dela é possível também definir metas e criar planos para melhorar suas respostas e passar à próxima fase.

As respostas não afetam o resultado numérico total obtido na avaliação, mas podem fazer com que sejam exigidos mais documentos que comprovem práticas de transparência e de redução de danos.

Depois disso, a empresa deve obter uma pontuação de, no mínimo, 80 pontos para realizar o envio de seu formulário para revisão e, assim, iniciar o processo de certificação.

Todas essas questões são avaliadas e a empresa vai para a fila de avaliação para a análise de elegibilidade. A Certificação como Empresa B possui validade de 3 anos, e ao final deste período a empresa deverá passar pelo processo de recertificação para manter o status de Empresa B Certificada.

É um processo que cuida e presta atenção em todos os detalhes e isso faz com que o comprometimento seja ainda maior com a sociedade e o meio ambiente. 

BENEFÍCIOS DE SE TORNAR UMA EMPRESA B
O movimento de preocupação e comprometimento com o impacto positivo na sociedade e no meio ambiente é necessário e só cresce. Uma pesquisa realizada em 2019, pela agência Union + Webster, revelou que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Dessa forma, possuir a certificação do Sistema B se torna uma chancela importante em um mercado que prioriza cada vez mais organizações com práticas e diretrizes de ESG.



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