Conteúdo > ARQUITETURA E URBANISMO
O que são construções verdes?
Também chamadas de green buildings, elas são projetadas para promover bem-estar e minimizar impactos ambientai
Compartilhe

A crise climática e o colapso ambiental têm motivado diversos setores a repensarem práticas e adotarem métodos de menor impacto no ecossistema. A construção civil e a arquitetura seguem neste mesmo caminho e, por isso, as construções verdes, também chamadas de green buildings, são uma forte tendência, tanto para empresas quanto residências.

As construções verdes são planejadas para não agredir o meio ambiente ao longo da obra e durante os anos de vida útil. Soma-se a este objetivo a preocupação com a qualidade de vida de quem vai habitar a construção e de quem está no entorno dela. Promover saúde e bem-estar à comunidade também é uma finalidade das construções verdes. Por isso, elas contribuem com o aumento de áreas verdes e diminuição das temperaturas, entre outros benefícios.

Construções verdes: Alguns recursos

Materiais cuja produção não emite dióxido de carbono, processos que economizam recursos naturais e tecnologias de geração de energia limpa são algumas das opções que, coordenadas, fazem de uma casa ou prédio uma construção verde.

Veja abaixo parte das tecnologias e recursos que podem ser empregados nas construções verdes:

Madeira engenheirada: seguro, prático e versátil, este material carbono neutro substitui o cimento e o concreto, que são altamente poluentes;

Telhados verdes: além de aumentarem as áreas verdes de uma região, contribuindo com a diminuição das temperaturas e das ilhas de calor, os telhados verdes ajudam a drenar e captar água das chuvas;

Aproveitamento de águas pluviais: com um sistema simples, a água de chuva pode ser captada, limpa e armazenada. Um sistema de abastecimento paralelo direciona a água para descargas e torneiras de irrigação de jardins;

Sistema de reúso de água: mais da metade da água descartada por uma residência pode ser limpa e reutilizada. Com um sistema de reúso, a água do banho é parcialmente tratada e direcionada para a irrigação dos jardins, por exemplo;

Geração de energia limpa: placas fotovoltaicas viabilizam a geração de energia limpa e econômica.

Certificações valorizam construções verdes

Alguns selos, como o LEED – Leadership in Energy and Environmental Design -, atestam que uma construção se adequa aos requisitos de sustentabilidade, eficiência energética e bem-estar estabelecidos.

Em geral, as construções certificadas reúnem uma combinação de recursos que proporcionam economia de energia, maior conforto térmico e redução dos custos operacionais ao longo da vida, por exemplo.

Os edifícios e residências passam por uma auditoria com uma equipe especializada, que verifica o cumprimento dos requisitos e concede o certificado.

Os selos ambientais, como o LEED e o GBC Casa, emitido pelo Green Building Council Brasil, proporcionam maior segurança a quem habita a residência, além de valorizarem o imóvel.

Construções verdes em loteamento sustentável

A Artesano Urbanismo tem a sustentabilidade no DNA. Cada projeto é planejado para promover saúde e bem-estar, minimizando e neutralizando impactos ambientais.

Tecnologias inovadoras, como a madeira engenheirada, são implementadas nas áreas comuns de nossos loteamentos. Clubes e portarias contam, também, com energia solar fotovoltaica, telhados verdes, captação de águas pluviais e outros recursos sustentáveis



<< Voltar para conteúdo