Conteúdo > ARTESANO NA MÍDIA
Estudantes de Campinas visitam nascente preservada na obra do Artesano Galleria
Projeto Águas para o Futuro proporciona aulas práticas que despertam a consciência ambiental dos jovens em Campinas
Compartilhe
Estudantes visitam nascente do Córrego São Quirino dentro do Artesano Galleria em Campinas
Estudantes visitam nascente do Córrego São Quirino dentro do Artesano Galleria em Campinas

Estudantes de Campinas visitaram, em outubro, uma nascente do Córrego São Quirino dentro do Artesano Galleria. A visita é uma ação do Projeto Águas para o Futuro.

Doze jovens voluntários da Escola Estadual Professora Eunice Virgínia Ramos Navero participaram do encontro. Com a iniciativa, o objetivo é despertar o desejo dos adolescentes de cuidar dos mananciais da Bacia do Rio Anhumas.

O Projeto Águas para o Futuro é uma parceria entre o Instituto Artesano e as Secretarias Municipais da Educação e do Verde e Desenvolvimento Sustentável de Campinas.

Por meio da parceria, o intuito é ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o uso racional da água, assim como da cidade e seu funcionamento.

“Começamos as ações tendo o Córrego São Quirino, que passa atrás da escola, como referência. Os jovens fizeram um reconhecimento da área, sinalizaram o córrego e desenvolveram um cronograma de ações para preservação”, explica Monica Picavea, diretora do Instituto Artesano para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Preservação na prática em Campinas

As aulas práticas de educação ambiental são uma oportunidade de integrar conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas às situações do dia a dia. Quem afirma é Maria de Fátima Franco Cação, diretora da Escola Estadual Professora Eunice Virgínia Ramos Navero.

“É um projeto de longo prazo, que conecta diferentes saberes e diversas ações em prol da conservação ambiental”, diz a diretora.

Inicialmente, os alunos entenderam a importância das nascentes e ajudaram na regeneração da mata ao redor, plantando uma espécie nativa. Mas estas não foram as únicas atividades durante a primeira visita. Além disso, os jovens também conheceram outras frentes de ação da Artesano em Campinas, como o Viveiro de Mudas, Agricultura Urbana e o futuro Centro de Educação para Sustentabilidade.

 

Sustentabilidade: no DNA da Artesano

O projeto Artesano Galleria foi criado para integrar a natureza de Campinas ao dia a dia dos futuros moradores. Assim, para além de preservar as nascentes e a mata nativa, o projeto residencial conta com outros itens de sustentabilidade. Alguns deles são:

  •  construção com madeira engenheirada,
  • telhado verde,
  • reuso de água,
  • energia solar,
  • compostagem,
  • e área verde por habitante quinze vezes maior que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Artesano prioriza essas ações porque entende que o futuro das cidades está no urbanismo sustentável. Inclusive, é por isso que foi criado o Instituto Artesano para o Desenvolvimento Sustentável, sem fins lucrativos. Mais do que aplicar os conceitos nos próprios empreendimentos, o propósito é desenvolver iniciativas que possam ser replicadas em outros lugares e por outros atores.



<< Voltar para conteúdo