Conteúdo > ARQUITETURA E URBANISMO
Conheça as práticas de ESG da Artesano
Compartilhe
Canva Pro

O termo ESG – Environmental, social and Governance, que em português significa Ambiental, Social e Governança, nasceu em 2004 mas se tornou ainda mais popular em 2020. De acordo com o Pacto Global da ONU ele nada mais é do que a própria sustentabilidade empresarial e estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

“A empresa que está em conformidade com práticas ESG entende quais são seus impactos negativos e positivos na sociedade e consegue agir sobre eles. É necessário minimizar os negativos e potencializar os positivos, assim como equacionar os prejuízos já provocados”, defende a instituição.

Signatária do Pacto Global da ONU, a Artesano Urbanismo tem implementado em seus processos diversas práticas que atendem aos pilares definidos no ESG. Desde sua estruturação a empresa definiu como diretriz fazer urbanismo colocando como prioridade o desenvolvimento sustentável.

Confira algumas das boas práticas que fazem parte do jeito Artesano de construir.

INSTITUTO ARTESANO

O Instituto Artesano para o Desenvolvimento Sustentável – uma instituição sem fins lucrativos, criada pensando que o futuro das cidades está no urbanismo sustentável, tem como objetivo impulsionar a criação e inovação de projetos de responsabilidade socioambiental realizados em conexão com diferentes stakeholders. 
 

SIGNATÁRIOS DO PACTO GLOBAL DA ONU

Tornar-se signatário do Pacto Global significa ser uma empresa mundialmente comprometida com a sustentabilidade. Por isso, a Artesano aliou suas forças neste movimento das Nações Unidas para impulsionar e apoiar a implantação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Estes Objetivos servem como um norte e indicador de sucesso também para o Instituto, direcionando a criação de projetos e conectando a empresa a uma agenda global.

Além da implementação dos ODS, a Artesano possui também dois outros projetos: Metodologia de Impacto e Projeto Águas para o Futuro e Nascentes Modelo.

 

CUIDADO AMBIENTAL

No viés ambiental, os empreendimentos Artesano têm como foco fomentar o uso de tecnologias sustentáveis, que preservem e beneficiem o meio ambiente, tais como energia fotovoltaica, madeira de reflorestamento e reuso de água. Iniciativas que garantem o compromisso em diminuir os impactos da construção no meio ambiente.

RESPONSABILIDADE COM OS COLABORADORES

Pelo olhar social, a Artesano está atenta a todos os seus públicos. Internamente, através de um Código de Conduta, um documento que reúne os princípios e valores adotados pela organização e que defende os direitos humanos de forma transparente. Alinhando preceitos básicos para o bom convívio das relações, deixando claro as possibilidades, responsabilidades e comportamentos não tolerados.

Através dele são firmadas políticas escritas, as quais são de conhecimento e assinadas por todos os colaboradores e fornecedores com o intuito de que todos os stakeholders estejam comprometidos e alinhados às diretrizes internas.

APOIO À DIVERSIDADE E INCLUSÃO 

O quadro de colaboradores é monitorado constantemente com o objetivo de desenvolver políticas específicas direcionadas a esta temática. Existem indicadores que colaboram com a promoção da igualdade de gênero, tais como percentual de mulheres em cargos de diretoria, percentual de mulheres em cargos de gerência e percentual de pessoas em cargos de diretoria acima dos 50 anos.
 

COMPLIANCE

Já em governança, além da estrutura hierárquica estruturada através de políticas de gestão e anticorrupção, foi criado um Canal de Compliance. Uma iniciativa para garantir uma comunicação transparente, acessível e segura, que por meio de um e-mail específico divulgado no Código de Conduta e no site da empresa. A tratativa possui um fluxo definido que designa que as mensagens devem ser encaminhadas pela diretoria do Instituto Artesano e pelo Comitê de Ética, responsáveis por avaliar e dar seguimento à questão. 
 

OUTRAS AÇÕES

Você pode conferir mais ações desenvolvidas pela Artesano acessando a Conferência das Partes – COP, um relatório informativo ao Pacto Global da ONU clicando aqui.


<< Voltar para conteúdo