Artesano Urbanismo: Comprometida com a Sustentabilidade e Certificada como Empresa B
Compartilhe
A Artesano Urbanismo obteve a Certificação no Sistema B, uma conquista que reforça o seu comprometimento com o bem-estar da sociedade e do planeta. Para quem não sabe, as empresas B são empresas que, além de gerar lucro e impulsionar a economia, também oferecem benefícios sociais e ambientais. O selo “B” é conferido a essas iniciativas como um reconhecimento de qualidade. Essas empresas fazem parte de uma comunidade global de líderes que usam seus negócios para construir um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para todos.
MELHORES PARA O MUNDO Segundo a Diretora de Sustentabilidade do Instituto Artesano, Mônica Picavea, a certificação como empresa B vai além de uma posição, é uma direção que a Artesano escolheu trilhar, visando um futuro melhor. Ela conta que o Sistema B atua justamente como um direcionador de como criar impactos positivos na sociedade e no meio ambiente, de uma forma que as empresas possam ter um papel muito maior na sociedade do que só o econômico. “O sistema B tem uma avaliação que é um sistema de certificação – o mais rigoroso e nos mais altos padrões de impacto positivo que você possa encontrar. Então, ele trabalha desde governança, clientes, trabalhadores, meio ambiente e comunidade”.
Mônica explica que as empresas que querem realizar o processo de certificação e garantir o selo precisam passar por toda uma análise criteriosa dentro dessas cinco áreas. “Ao passar por essa avaliação e aplicar para a certificação do Selo B você se compromete a essa interconexão e a fazer o melhor que você pode dentro do seu negócio para que o mundo seja um lugar melhor, um lugar mais equitativo, mais transformador. Um lugar melhor para se viver”.
Reconhecida internacionalmente, a certificação traz uma série de benefícios e oportunidades. O principal deles é afirmar o alinhamento da empresa com os valores e princípios do Sistema B e com a sua rede global de negócios, a qual busca utilizar as competências das empresas para solucionar problemas sociais e ambientais em um processo colaborativo. Ao se certificar, a empresa garante a conexão com essa comunidade engajada que fortalece o mercado, permitindo a troca de conhecimentos, melhores práticas e colaborações com outros membros da rede.
Conforme o Sistema B, cada vez mais as pessoas querem trabalhar, comprar e investir nas empresas em que acreditam. Portanto, ser uma Empresa B é a maneira mais poderosa de criar credibilidade, confiança e valor para os negócios. Dessa forma, tornar-se uma Empresa B evidencia o comprometimento da instituição em buscar soluções inovadoras e sustentáveis, destacando-se no mercado e atraindo uma comunidade que valoriza empresas socialmente responsáveis.
A certificação fornece diretrizes e ferramentas para medir e gerenciar de forma transparente e consistente o desempenho em diferentes aspectos da sustentabilidade. Essas diretrizes auxiliam na identificação de oportunidades de melhoria contínua, estabelecimento de metas ambiciosas e monitoramento contínuo do progresso, permitindo que as empresas aprimorem suas práticas e impactos positivos na sociedade e no meio ambiente.
A CHANCELA DE UM PROCESSO A conquista da Certificação no Sistema B valida o compromisso da Artesano Urbanismo como empresa sustentável e inovadora no seu setor, reforçando seu posicionamento como uma instituição dedicada à criação de empreendimentos que promovem a sustentabilidade ambiental e social.
De acordo com a diretora, conseguir o selo de Empresa B chancela um processo que está no DNA da Artesano. “Para nós é uma grande alegria, principalmente por que não foi uma coisa que aconteceu simplesmente respondendo a um questionário. Nascemos pensando na certificação e durante dois anos evoluímos muito em todas as nossas políticas, crescendo tanto como empresa como dentro desse tema da sustentabilidade. Pensando sempre sobre o que podemos fazer de melhor para o mundo, junto aos conceitos do Sistema B. Então, conseguir essa certificação é a coroação de um processo que a gente vem crescendo e desenvolvendo a um longo tempo e que – como diz o Nuno, que é um dos donos da empresa – isso é nosso modo de estar, essa é a nossa forma de ser”, afirma.
Ao adotar as diretrizes e princípios do Sistema B, a Artesano reforça sua cultura organizacional, inspirando e engajando colaboradores em torno dos valores de sustentabilidade e responsabilidade social. Funciona como um guia para a tomada de decisões internas, incentivando a busca por soluções inovadoras e sustentáveis em todas as áreas da empresa. A conquista dessa certificação também faz com que a Artesano deixe a sua marca como uma empresa comprometida com a criação de um mundo melhor para as gerações presentes e futuras. Sendo referência para outras empresas do setor de urbanismo que buscam seguir o mesmo caminho, mostrando que é possível conciliar o sucesso econômico com a consciência, pensando sempre no bem-estar das pessoas e do meio ambiente.
COMPROMISSO CONTÍNUO É importante ressaltar que a certificação é apenas o início de uma jornada contínua de melhoria e comprometimento. Ser uma empresa B Certificada requer monitoramento, avaliação e aprimoramento constantes do desempenho social e ambiental. A Artesano irá continuar buscando a excelência e a inovação, em consonância com os princípios do Sistema B.
Mônica reforça que, a certificação uma vez conseguida tem um prazo de dois anos e após esse período ela precisa ser reavaliada para a renovar a chancela do Sistema B. “Você precisa olhar para aquilo que você respondeu na avaliação e, de alguma forma, você tem metas para atingir para melhorar. Não adianta ficar no mesmo patamar, até porque as perguntas vão evoluindo ao longo do tempo”.
Ela esclarece que a análise exige um mínimo de 80 pontos para conseguir a certificação, e possui um protocolo bem pragmático. “Dessa forma, você consegue ter informações muito claras sobre o que você fez e o que você precisa fazer, prestar informações e enviar evidências. Então, é um selo muito sério que hoje é muito considerado por todas as áreas que lidam e que avaliam de forma prática a sustentabilidade”, conclui.