Conteúdo > ARQUITETURA E URBANISMO
Colaboração para cidades sustentáveis: o papel da parceria em projetos urbanos
Compartilhe

Na busca por cidades mais sustentáveis, a colaboração e a parceria emergem como catalisadores essenciais para transformar a visão de projetos urbanos. A ONU, por meio da Agenda 2030, com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destaca a importância da colaboração entre governos, setor privado e sociedade civil para alcançar metas ambiciosas. Metas que delineiam um futuro onde as cidades são centros de inovação, inclusão e sustentabilidade.

Exemplos Globais de Sucesso

Projetos urbanos ao redor do mundo destacam o poder da colaboração. A parceria entre o setor privado, governos locais e comunidades têm gerado projetos inovadores. Como o High Line Park em Nova York, por exemplo, que foi transformado de uma antiga linha férrea em desuso para um parque urbano elevado, revitalizando a área e promovendo a sustentabilidade.

Outro exemplo é o Parque Municipal Xinsheng em Taiwan, o projeto foi desenvolvido para a Taipei Flora Expo, unindo arquitetura sustentável e alta tecnologia. O princípio orientador do projeto foi a preservação máxima das árvores já presentes no local.

Já o Western Harbour, em Malmö na Suécia, trata-se de um Distrito Sustentável do Porto Oeste que era um antigo parque industrial que foi transformado em um modelo de desenvolvimento urbano-ecológico com mais de 600 moradias. O local recebeu tratamento no solo e fontes de energia renovável para abastecer os moradores, além disso sustentabilidade e qualidade de vida são temas prioritários na agenda do distrito.

  Créditos: Banco de Imagem 


<< Voltar para conteúdo