Conteúdo > SUSTENTABILIDADE
Como a água, recurso essencial para a vida, é tratada na Artesano Urbanismo
Compartilhe

A água é essencial para a vida. Essa é uma das primeiras lições que aprendemos, mas parece que fomos nos esquecendo dela ao longo do tempo. Basta ver a negligência com que esse recurso é tratado: esgoto e lixo são despejados nos rios e mares, nascentes são sufocadas e o desperdício é imenso. Na Artesano Urbanismo, trabalhamos para transformar essa realidade e tratamos a água com a reverência que ela merece.

Todos os nossos empreendimentos possuem estratégias ligadas à preservação e ao consumo consciente da água. A preocupação começa já na escolha das áreas que vamos desenvolver – elas devem ter fonte de água disponível, como no Artesano Galleria, em Campinas, que possui nascentes do córrego São Quirino.

“Uma das nossas frentes de atuação é o urbanismo regenerativo, que transforma e requalifica espaços urbanos. Em Campinas, estamos recuperando uma nascente, que havia se tornado intermitente por causa de um bambuzal ao redor. O bambu é uma espécie invasora que suga muita água do solo. Retiramos os bambus, replantamos espécies nativas para aumentar a área de recarga da água e, com o tempo, recuperar essa nascente”, explica Monica Picavea, diretora de sustentabilidade do Instituto Artesano.

Iniciativas como essa não ficam restritas aos muros da Artesano. Pelo contrário, o objetivo é inspirar cada vez mais pessoas a preservar os recursos naturais.

Projeto Águas para o Futuro em ação com estudantes em Campinas

O Projeto Águas para o Futuro, do Instituto Artesano, compartilhou com os estudantes da Escola Estadual Professora Eunice Virgínia Ramos Navero a tarefa de monitorar a qualidade da água do córrego São Quirino, que, além de ter algumas de suas nascentes na área do Galleria, segue seu curso próximo aos limites da escola. Os estudantes já visitaram a nascente que está sendo recuperada no Galleria e viram o trabalho de regeneração feito no local. Com kits doados pelo Instituto Artesano, eles fazem a análise da qualidade da água.

Dia Mundial da Água

Ação em Londrina

Em 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água – e a data não passou em branco para nós.

Uma ação em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente de Londrina, cidade que vai receber um empreendimento Artesano em breve, utilizou kits doados pelo Instituto Artesano para análise da qualidade da água do Córrego dos Tucanos com os estudantes do Instituto de Educação Infantil e Juvenil (IEIJ). O objetivo é destacar a importância deste recurso para o abastecimento da cidade.

E não é apenas junto aos jovens que a Artesano promove educação e conscientização ambiental. Os trabalhadores das nossas obras também veem na prática a aplicação de medidas sustentáveis. Em Campinas, no canteiro do Artesano Galleria, há cisterna para captação da água da chuva e estação de tratamento de água para reuso em atividades como rega.

Ações integradas

Essas não são ações isoladas. Elas fazem parte de uma série de estratégias para recuperar áreas naturais.

Em Ribeirão Preto, por exemplo, estamos realizando o projeto Floresta de Bolso, uma técnica de restauração da Mata Atlântica desenvolvida pelo botânico Ricardo Cardim. Ela respeita as características naturais e antigas do lugar, bem como seus processos. O resultado é uma mata mais resiliente, que se desenvolve melhor, com “plantas companheiras” que apoiam o crescimento uma da outra. Tudo isso é para reduzir a ocorrência de incêndios, que são um problema grave na região.

“Eu costumo dizer que plantar árvores é como ‘plantar água’. Você aumenta a capacidade de recuperação do solo, faz com que chova mais e aumenta o conforto térmico. Todos esses aspectos têm a ver com o bem viver, que é nossa premissa na Artesano Urbanismo”, conclui Monica.



<< Voltar para conteúdo