Você já ouviu falar em pós-luxo? O pós-luxo ou novo luxo, como também é chamado, é uma tendência para produtos e serviços de alto padrão que destaca atributos diferentes do luxo convencional. É uma mudança de valores sobre o que realmente é valioso. No pós-luxo, a experiência importa mais do que a grife.
Este movimento vem alinhado ao estilo de vida almejado pelos mais jovens e também reflete os anseios de uma sociedade que viveu a pandemia de Covid-19. Dessa forma, é um estilo de consumo mais inteligente, que leva em conta também aspectos sociais e ambientais.
A nomenclatura foi definida pela empresária Fernanda Ralston Semler, que criou um manifesto e um hotel, o Six Senses Botanique Hotel & Spa, para materializar o conceito. Veja alguns trechos do manifesto do pós-luxo, que é definido como “o luxo com razão de ser”:
- “O verdadeiro luxo está em locais, momentos e vivências.”
- “Que seja uma oferta que realmente valha o que custa.”
- “Um produto que não seja momentâneo ou se aproveite de modismos.”
- “Algo que seja feito dentro de um raciocínio que leve em conta o entorno e o contexto social.”
- “Algo que seja realmente único, profundamente pensado e resultante de paixão, em escala cuidadosa.”
O pós-luxo na prática
O pós-luxo na prática valoriza produtos e materiais locais e naturais que não causam destruição do meio ambiente, bem como materiais reaproveitados; qualidade e exclusividade, com processos produtivos justos; personalização; autenticidade; bem-estar e contato com a natureza.
Quando aplicado ao mercado imobiliário, o pós-luxo considera, ainda, a integração com o entorno e requisitos de tecnologia para maior conforto, aumento de eficiência no consumo dos recursos e sustentabilidade.
A Artesano compartilha alguns desses valores, como inovação, sustentabilidade e bem-viver, e os aproxima dos habitantes das cidades por meio dos seus empreendimentos. Conheça o Artesano Galleria, em Campinas.