Projetos sustentáveis de arquitetura e urbanismo para inspirar a construção civil também fazem parte da programação da COP26. Assim, em paralelo às discussões sobre as emergências ambientais e à busca de comprometimento das lideranças mundiais acerca do tema, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas realiza a exposição virtual Build Better Now.
A exposição é multimídia e conta com recursos de VR (Realidade Virtual). Dessa forma, o visitante é guiado como em um museu, com imagens e informações sobre as obras. Ao todo, foram selecionados 17 projetos de diferentes categorias, como Retrofit, Resíduos e Materiais Naturais, Métodos Modernos de Construção, Energia Renovável, Economia Circular e Natureza e Biodiversidade.
E há um brasileiro entre os escolhidos: o Instituto Favela da Paz, de São Paulo, um projeto social e ambiental reconhecido como ecovila urbana, pois gera energia renovável, produz alimentos orgânicos em jardins verticais e aproveita águas pluviais – tudo para uso da comunidade.
Outros projetos de destaque na exposição da COP26 são:
- um centro cultural na Suécia que será um dos edifícios de madeira mais altos do mundo;
- o maior edifício Passivhaus (de alta eficiência energética) certificado no hemisfério sul da Austrália;
- um distrito de inovação de 100 hectares na Itália mapeado digitalmente e alimentado por fontes de energia 100% renováveis;
- o maior novo edifício de escritórios com energia positiva na Noruega, que fornece energia renovável excedente para edifícios vizinhos, bem como abastece ônibus elétricos;
- o edifício de uma universidade do Reino Unido construído com palha e junco;
- uma escola na Indonésia construída com bambu;
- as primeiras casas sustentáveis impressas em 3D feitas inteiramente de argila crua, unindo, assim, técnicas de construção ultramodernas com materiais tradicionais e históricos;
- e projetos de regeneração da natureza em Ruanda e na Escócia.
Projetos sustentáveis definirão o futuro
Em todo o mundo, os edifícios consomem mais de um terço da energia produzida e são responsáveis por 40% das emissões globais de carbono relacionadas à energia. Dessa forma, é fundamental que o mercado imobiliário também se junte aos esforços de reverter os danos ambientais causados por essa indústria. Ou seja, invista em mais projetos sustentáveis.
“Convido a todos a se inspirarem em Build Better Now como uma vitrine global de soluções pioneiras para a mudança climática e espero que apoie a indústria na criação de edifícios, lugares e cidades mais sustentáveis no futuro”, diz Julie Hirigoyen, diretora-executiva do Green Building Council do Reino Unido.
Um painel de jurados composto por líderes da indústria de todo o mundo foi montado para reconhecer os projetos que causam um impacto positivo imediato no planeta, além de proporcionar bem-estar e qualidade de vida às pessoas.
Inicialmente, foi aberto o período de inscrições, em junho de 2021. Em seguida, os especialistas selecionaram os projetos. Nesse sentido, alguns requisitos eram que fossem escalonáveis e replicáveis, com o potencial de gerar impactos de longo prazo.
Veja alguns dos projetos expostos na Build Better Now na galeria de fotos.
Para ver a exposição completa, acesse https://buildbetternow.co/
Se você procura opções sustentáveis para viver, precisa conhecer o Artesano Galleria, em Campinas. É o primeiro empreendimento que retrata o novo urbanismo proposto pela Artesano, com foco em sustentabilidade e bem-estar.