Os terrenos com inclinação não costumam ser os mais procurados por quem vai comprar um lote para construir. Isso porque, muitas vezes, os clientes têm dificuldades de visualizar as possibilidades para uma casa em aclive. Pensando nisso, apresentamos o nosso E-book de Referências de Arquitetura da Artesano Urbanismo, que tem como objetivo inspirar por meio de bons exemplos de projetos.
“Os dois projetos trazem conceitos bem diferentes, tanto no estilo quanto na resolução da planta e programa. Mas ambos foram pensados para promover o encontro da família e amigos, com área de lazer, ventilação e iluminação naturais, áreas gramadas generosas e muito conforto, além do melhor aproveitamento do lote”, diz Anna Rolim, Gerente de Negócios e Experiência do Cliente da Artesano Urbanismo.
São dois ensaios arquitetônicos realizados pelo escritório Firma Arquitetura e Urbanismo em um dos lotes do Artesano Galleria, em Campinas. Trata-se de um lote de meio de quadra, com geometria retangular e medidas de 16,59m de frente, 14,71m de fundo e profundidade de 30,00m, encerrando uma área total de 470,62m². Este lote possui conformação em aclive e inclinação aproximada de 15%.
Segundo a executiva da Artesano, os clientes, em geral, acreditam que custará mais caro construir uma casa em aclive por causa do corte no terreno e transporte de terra. Mas nem sempre é assim.
“Se o cliente quiser transformar o terreno em plano, vai custar caro e o resultado não será legal. Um bom projeto de arquitetura vai propor o corte mínimo necessário. Ao explorar o aclive, há a oportunidade de ter uma casa bacana e bem feita.”
Além disso, o terreno em aclive pode até ter vantagens em comparação com um terreno plano, como em relação a drenagem, diminuindo o risco de empoçamento. No caso do Artesano Galleria e do terreno em estudo, Maira de Moura, Coordenadora de Produto na Artesano Urbanismo, ainda cita outro benefício:
“O aclive proporciona mais vista, possibilita mais perspectivas. Neste terreno em específico, o escalonamento da visão permite ver a mata mais perto e, ao fundo, o skyline da cidade de Campinas. Um terreno plano não teria essa visão.”
Conheça os projetos de casas em aclive
As propostas arquitetônicas receberam os nomes de Casa Mirante da Mata e Casa Refúgio do Mundo. A primeira traz uma arquitetura inovadora, ambientes integrados e um completo programa de lazer na lateral e nos fundos do terreno. Na segunda, o projeto assume uma faceta contemporânea, com um programa funcional e espaços de lazer mais reservados.
Os dois projetos são autorais e, apesar de diferentes entre si, ambos são sofisticados e sustentáveis, tendo como ponto de partida o melhor conforto térmico possível, eficiência energética e possibilidade de construção limpa. Afinal, a sustentabilidade está no DNA da Artesano Urbanismo.
“O balanceamento de terra é ponto de partida para um projeto sustentável. O ideal é que a terra retirada de um terreno em aclive seja reposicionada no próprio local”, explica Eduardo Saguas Miller, sócio do escritório Firma Arquitetura e Urbanismo.
Seu sócio, Carlos Eduardo Murgel Miller, complementa:
“É necessário estudar e explorar as potencialidades do terreno, pensar no posicionamento da construção considerando conforto visual e térmico, apostando em ventilação cruzada, por exemplo.”
A principal diferença de uma proposta para outra é a posição da área de lazer e jardim. A Casa Mirante da Mata, mais arrojada, propõe maior integração entre o interno e o externo, com jardim lateral e uma área de lazer na cobertura, batizada de Mirante da Mata. Também tem fachada automatizada com sistema que permite controlar a abertura e a entrada de luz.
A casa Refúgio do Mundo, por sua vez, foi pensada de modo a oferecer privacidade aos moradores, com a área de lazer nos fundos. O jardim é mais recuado em relação a rua, deixando a construção resguardada.
Os materiais construtivos também variam de um projeto para o outro, seguindo o estilo de cada um.
Clique aqui para baixar o E-book com os dois projetos completos.