Que tal economizar recursos naturais e produzir energia limpa na própria casa? A geração de energia solar fotovoltaica tem se tornado cada vez mais comum em residências. Os motivos são vários: praticidade, facilidade de manutenção, sustentabilidade e economia financeira.
Como funciona a geração de energia fotovoltaica?
Embora ainda esteja se disseminando no Brasil, a geração de energia solar fotovoltaica já é comum em outros países, como Japão, Alemanha e Estados Unidos.
Em alguns lugares, a energia é gerada em usinas solares fotovoltaicas e comercializada. Mas também é possível gerar esse tipo de energia limpa para consumo próprio, com a instalação de um sistema seguro e de fácil manutenção.
Empresas especializadas instalam uma série de equipamentos que vão captar energia solar, transformá-la em energia elétrica e integrar essa energia ao sistema de abastecimento da casa.
Os principais equipamentos são:
● Painéis solares: quando a radiação solar incide sobre os painéis, eles captam energia. A quantidade necessária destes painéis vai depender do consumo da casa, e a posição deles precisará ser analisada, para que recebam a maior incidência possível de radiação. Os painéis têm uma vida útil de, em média, 25 anos, e é preciso mantê-los limpos para que funcionem bem. Eles também são apoiados em uma estrutura que garante a inclinação e conectados a um cabeamento específico;
● Inversor: este aparelho adequa a frequência da energia elétrica gerada, para que os eletrodomésticos não sejam danificados;
● Medidor: o aparelho que informa o consumo de energia elétrica da residência também precisa ser adequado. Quem gera mais energia do que consome pode obter descontos na conta de luz, e essa informação sobre a geração e o consumo é registrada no medidor;
Quais são as vantagens da geração de energia solar fotovoltaica?
Quem investe em um sistema on grid, ou seja, conectado à rede elétrica, consegue enviar o excedente de produção de energia solar fotovoltaica à rede de distribuição. Isso rende descontos na conta mensal de energia elétrica, que já vem mais barata pela redução do consumo. Portanto, uma das vantagens da geração de energia solar fotovoltaica em residências é a economia financeira.
Em algumas cidades brasileiras, como Campo Grande (MS) e Palmas (TO), há descontos no IPTU para quem utilizar energia solar. A tendência é que mais municípios adotem esta prática. Campinas (SP), por exemplo, tem alguns projetos de IPTU Verde em tramitação.
Outro ponto positivo é que o sistema de geração de energia solar fotovoltaica, se feito por uma empresa especializada, é simples e rápido. A manutenção não é custosa e nem demanda muito trabalho: limpar as placas esporadicamente com um pano úmido já garante que continuem funcionando bem.
Por fim, um dos principais motivos para a geração de energia solar fotovoltaica em residências é a sustentabilidade. A energia solar fotovoltaica não gera poluição, não demanda represas e não afeta o ecossistema do entorno. Em tempos de crise hídrica, a energia solar fotovoltaica é uma alternativa segura e ecológica.
Residencial sustentável com geração de energia solar fotovoltaica
A Artesano Urbanismo projeta residenciais sustentáveis e implementa tecnologias que minimizem o impacto do morar no meio ambiente. Por isso, a geração de energia solar fotovoltaica é um dos diferenciais de nossos projetos.